Curiosidades


Foi assim que Jorge Amado começou.
No mês de dezembro de 1930, Jorge Amado, então um rapaz de 19 anos, concluía o manuscrito original de seu primeiro romance, o País do Carnaval. Nesses anos todo de vida literária, ele se tornou o escritor brasileiro mais lido do país e o mais traduzido no mundo todo (são mais trezentas traduções, em 39 línguas). Ao longo dos seus trinta livros – romances, contos, biografias, viagens, teatro, uma história para crianças – uma constante se apresenta: uma preocupação permanente pela sorte do povo sofrido da sua Bahia natal, preocupação que o faz auto-retratar-se como “romancista de prostitutas e vagabundos”. Convencido de que jamais foi incoerente em suas posições ideológicas (que incluíram desde uma ativa militância no Partido Comunista, pelo qual chegou a se eleger deputado federal em 1945, pelo Estado de São Paulo, a uma vigorosa defesa dos artistas baianos atingidos pelas chamadas patrulhas ideológicas), Jorge Amado tem, como disse no seu discurso na Academia Brasileira de Letras (1961), “a alegria de ter conservado jovem o coração, por não ter rompido jamais a unidade entre minha vida e minha obra”.
Lendas urbanas

Normalmente as lendas urbanas surgem como pequenas histórias que são narradas de uma pessoa à outra até o ponto em que um número muito grande de indivíduos compartilha a mesma certeza “eu não vi, mas o primo do meu amigo viu”.
Antes os boatos eram passados de boca em boa, mas com o advento da internet as histórias sensacionalistas e aterrorizantes passaram a circular com muito mais velocidade e a atingir um número cada vez maior de pessoas.

Como identificar uma lenda urbana


· Sempre irá tratar de um fato ou acontecimento improvável. Ao relatar ou escrever uma história as pessoas procuram autenticar o que estão dizendo por meio de falsas testemunhas e provas supostamente existentes.

· Na maioria das vezes quem conta a história a está repassando, mas confirma como se ele mesmo houvesse vivido a experiência.

· Fora os relatos sobre fantasmas e criaturas fantásticas, a lenda urbana também pode ser uma falsa notícia ou informação. Por isso, é recomendável sempre checar as fontes antes de repassar qualquer informação.


Exemplos de Lendas Urbanas

1. O Homem do saco. Conta a história que, caso a criança saísse de casa sozinha, ou fosse brincar sozinha na frente de sua casa, viria um velho sujo e mal vestido, um tipo de mau elemento, com um saco cheio de crianças que ele havia pego no caminho. Segundo a lenda, as crianças do saco que o velho carrega, eram crianças que estavam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua. O velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa.
Em versões alternativas da lenda, em vez de um velho, o elemento que levava as crianças era um cigano e, em versões remotas, esse velho ou o cigano levava as crianças para sua casa e fazia com elas sabonetes e botões.

2. A Loira do banheiro. Esta história é muito contada nas escolas de todo o Brasil, sua fama é muito grande entre os alunos. Uma garota muito bonita de cabelos loiros com aproximadamente 15 anos sempre planejava maneiras de matar aula. Uma delas era ficar ao banheiro da escola esperando o tempo passar. Porém um dia, um acidente terrível aconteceu. A loira escorregou no piso molhado do banheiro e bateu sua cabeça no chão. Ficou em coma e pouco tempo depois veio a morrer. Mesmo sem a permissão dos pais, os médicos fizeram autópsia na menina para saber a causa de sua morte. A menina não se conformou com seu fim trágico e prematuro. Sua alma não quis descansar em paz e passou a assombrar os banheiros das escolas. Muitos alunos juram ter visto a famosa loira do banheiro, pálida e com algodão no nariz para evitar que o sangue escorra.

3. O monstro do Lago Ness. Historiógrafos consideram como primeiro relato sobre o Monstro do Lago Ness (o "Nessie") um documento de 565 d.C. sobre a morte de um homem que nadava no Rio Ness, Escócia (que, do norte do lago, vai desembocar no mar) em circunstâncias bizarras, "atacado por um monstro !".Segundo a mais famosa aparição em terra, descrita pelos Sr. e Sra. F.T.G. Spider, em 22 de julho de 1933, o animal teria entre 7 e 9 m de comprimento, cor cinza-escuro, corpo robusto, pescoço e cauda compridos, cabeça parecida com a de uma cobra com olhos grandes e ovalados.
A mais divulgada das fotografias, feita por R.K. Wilson, em 1934, acabou sendo uma fraude confessa publicamente em 1994, no entanto, os periódicos relatos de Nessie mantém viva sua fama e abrem um leque de especulações sobre sua existência.

4. Mulher de branco. No folclore brasileiro o mito é descrito como sendo a materialização de um fantasma de mulher que, aparentando ser real e de grande beleza física, seduz homens solitários e os convence a acompanhá-la até à sua casa. Invariavelmente seguem-na até às proximidades de um cemitério, por volta da meia-noite, quando então são informados ser ali a sua morada, desaparecendo em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog respeita todos os seus leitores... mas você é especial!
Obrigada pelo comentário!"

Image and video hosting by TinyPic